Gabriel Martins Furquim
Advogado membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados em Campinas com especialização em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal explica que a prostituição não é crime à medida que se trata de uma liberdade relacionada a sexualidade da pessoa.
Guido Mottinelli
O padre Guido nasceu em Milão, na Itália, e já completou 40 anos de missão no Brasil, trabalhando em Brasília, Criciúma, Bauru, além de Passos, onde atuou em um Educandário dando atendimento espiritual a doentes, presidiários e às freiras do Carmelo São José. Ele explica o conceito de livre arbítrio, de acordo com a Igreja Católica.
Carolina Branco
Antropóloga com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp e pesquisadora de Pós-doutorado pelo Núcleo de Estudos de Gênero Pagu / Unicamp diz que a busca por pornagrafia na internet depende de uma série de fatores.
Liberdade
A Constituição Federal consagrou a liberdade sexual. O direito penal deve proteger nos assuntos relacionados à sexualidade, as condutas violentas, permitindo que as pessoas exerçam livremente a sua liberdade sexual que foi garantida pela Constituição.
No domínio religioso, o exercício do livre arbítrio considera conceitos de liberdade entendendo que para a pessoa humana Deus quis dar três grandes qualidades que não quis dar para os demais seres: a inteligência, a vontade e a liberdade. Apesar do livre arbítrio, alguns comportamentos como buscar pornografia pela internet geram remorso ou culpa em algumas pessoas. Uma explicação antropológica sobre porque isso ocorre é a de que ações desse tipo ainda são consideradas por alguns grupos da sociedade como reflexo de alguma busca individual, algum problema. No entanto, essa ideia nada mais é do que um efeito discursivo sobre o sexo.
Por outro lado, comportamentos comuns como manter relações sexuais antes do casamento são deixados de lado por casais que consideram a santidade nas relações como maior prova de amor. Conheça a história do casal que escolheu esperar, Letícia Marcele e Gustavo Caires, e da estudante de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Andressa Simão, que fala sobre os tabus relacionados a masturbação feminina.
Com mais acesso à informação, a liberdade sexual das pessoas vem sendo com o passar dos anos mais respeitada e tratada de forma mais esclarecida, com menos julgamentos. Atualmente as pessoas frequentam lojas especializadas em produtos eróticos com mais tranquilidade que anos atrás, em busca de artigos para apimentar suas relações. Quem conta mais sobre isso é Thiago Menegassi Rodrigues, proprietário de uma sex shop.
Liberdade sexual
Liberdade sexual
Liberdade sexual