top of page

360°

 

Prazer imediato é uma reportagem 360º que tem como proposta apresentar o sexo e suas nuances num contexto histórico e social.

Afinal, elas estão buscando alguma coisa além do prazer? Afeto, carinho, reconhecimento, identidade no meio social? Muitas são as discussões acerca dos significados que o sexo tem dentro da nossa sociedade, e muitos são os campos teóricos que estudam as relações afetivas e sexuais, suas motivações, razões, porquês.

 

Diferentes visões e correntes abordam o assunto, cada qual a partir de seu viés e discurso teórico ou ideológico. Mas qual delas afinal se aproxima mais do que realmente explica o sexo para os seres humanos? Procuramos o significado da palavra e de acordo com o dicionário Aurélio, o verbete pode trazer até seis definições, a seguir:

 

1-Diferença física ou conformação especial que distingue o macho da fêmea.

2-Conjunto de indivíduos que têm o mesmo sexo.

3-Relação sexual.

4-Órgãos sexuais externos.

5-o sexo forte: designação tradicionalmente atribuída ao conjunto das pessoas do sexo masculino.

6-o sexo fraco: designação tradicionalmente atribuída ao conjunto das pessoas do sexo feminino.

 

Por uma questão lógica vamos nos deter à definição que traz o item 3: Relação sexual. 

 

Quais são as nunces dessa relação, quais as finalidades dela, o quanto elas são contempladas pela liberdade de expressão e de ser o que se quiser ser, o quanto estão intimamente ligadas a busca pelo prazer, e que prazer é esse, é momentâneo, é crucial para a sobrevivência humana em algum sentido, o quanto são essas relações responsáveis pelos verdadeiros laços de amor entre as pessoas, ou o quanto significam apenas paixão? Em que medida essas relações podem ser compradas, vendidas, negociadas, exploradas, forçadas ou ainda esmoladas? De alguma forma, influenciam na busca por mais parceiros, pela multiplicidade de cõnjuges e aumento do número de relacionamentos abertos e livres?

 

O sexo sempre será um tabu, um assunto difícil de se tratar, porém interessante, instigante e gostoso de se saber mais a respeito. As curiosidades sobre o tema são muitas e as mais variadas possíveis, e elas muitas vezes vem carregadas de significados filosóficos, místicos, culturais. 

 

Não é novidade para ninguém o quanto o mercado e a industria do sexo lucram a partir da apropriação do assunto. Além disso, cada vez mais sexólogos e outros profissionais especializados são requisitados por revistas e canais de televisão para falar a respeito do assunto e tirar dúvidas, que por mais que sejam esclarecidas, sempre vão aparecer novamente por algum motivo.

 

Cada vez mais as pessoas sentem-se livres para falar sobre sexo e procurar novas maneiras para incrementar ou apimentar suas relações, sejam as casuais ou fixas, sejam os mais jovens ou os idosos. Lojas especializadas em produtos e acessórios registram ano após ano um aumento no número de pessoas que procuram por artigos eróticos a fim de sentir ou dar mais prazer.

São essas e outras questões que nos motivaram a explorar mais o assunto e a apresentar neste trabalho os diferentes pontos de vista sobre o sexo, desde a forma como a religião trata o assunto até a maneira como a lei o contempla. Da mesma forma estão aqui diferentes formas de se pensar e viver o sexo e as relações, desde as mais reservadas e tradicionais até as mais modernas e liberais, eis que assim deve ser a democracia da convivência, na qual diferentes expressões se corelacionam e existem. 

bottom of page