top of page

Carolina Branco

 

Antropóloga com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp e pesquisadora de Pós-doutorado pelo Núcleo de Estudos de Gênero Pagu / Unicamp critica a ideia que se tem de sociedade hedonista e explica que relações afetivas ou sexuais aparecem como relações coproduzidas por diversos fatores.

Guido Mottinelli

 

O padre Guido pertence a Congregação dos Padres Rogacionistas, fala nove idiomas, é biblista e professor de inglês para formação de jovens seminaristas. Ele explica que se para a Igreja Católica o ideal principal que é Deus desmorona, nascem os chamados mecanismos de defesa, e defende que nenhuma tentação deve superar a fé. 

Prazer

A busca pelo prazer e por sensações imediatas podem ser vistas como motivações para uma sociedade do consumo, hedonista, quando esta é analisada a partir de uma cultura-mundo baseada no imediatismo das trocas e relações. Porém, é necessário ficar vigilante ao fazer a crítica da sociedade do consumo para não cair em discursos ditos conservadores. Dessa forma, a busca pelo prazer por meio do sexo pode ter significados simples ou complexos, mas todos naturais ao ser humano e que muitas vezes podem ser entendidos como busca.

 

Mas e a religião, como ela enxerga a busca pelo prazer? Como pecado decorrente de tentações que podem e devem ser evitadas? De acordo com a Igreja Católica, há milhares de anos Moisés recebeu da parte de Deus as tábuas da lei, e nessas dez leis, o famoso Decálogo ou Os Dez Mandamentos, nós encontramos duas leis que atingem diretamente o tema do sexo: não pecar contra a castidade, o sexto mandamento, e não desejar a mulher do próximo, o nono mandamento.

 

Sempre haverá pessoas a procura de sexo, de prazer. E algumas delas recorrem a pessoas que trabalham com a prostituição. Conheça a história da profissional do sexo e transexual, Samantha Graziela de Moraes, que diz compreender bem as diferenças entre sexo e amor e conta o que buscam os homens que a procuram. A busca pelo prazer envolve também a realização de muitos fetiches e fantasias. Nesse sentido muitos produtos e acessórios obtidos em lojas especializadas podem ajudar, como conta a estudante de Jornalismo, Andressa Simão. Além disso, esses lugares costumam render muitas histórias. Conheça duas delas com Thiago Menegassi Rodrigues, proprietário de uma sex shop.  

 

Se para alguns as maiores fantasias e fetiches dizem respeito a situações inusitadas ou impossíveis, para outros pode ser ouvir "eu te amo" na cama. É o caso de I.J.C., que preferiu não se identificar. Ela conta que já fez sexo grupal e em locais públicos, que antigamente considerava-se ninfomaníaca e viciada em sexo, mas que atualmente está mais "tranquila" e satisfaz seus desejos principalmente com artigos de sex shop. 

A busca pelo prazer

A busca pelo prazer

Itor Finotelli Júnior 

 

Segundo o sexólogo, é muito difícil discutir a fonte do imediatismo de prazer, mas é vigente que o prazer imediato é uma forma de satisfação rápida, satisfação que poderia ser obtida por meio de outras atividades, que são deixadas de lado.

A busca pelo prazer

bottom of page