Maria Elizabeth Scarazzatti Frau
Profissional com mestrado em Genética pelo Instituto de Biologia da Unicamp e atual coordenadora do curso de Biologia em um colégio particular discorre sobre o objetivo da reprodução biológica e fala também sobre o papel do cérebro na produção hormonal e de como os estimulos externos podem alterar a fase da iniciação sexual das pessoas.
Finalidades
A consciência ou a vida íntima da pessoa supera as opiniões das várias religiões e campos teóricos. Na perspectiva da Biologia, a finalidade do sexo para os seres vivos é apenas a manutenção da espécie. A visão da religião católica é similar a partir do momento que a doutrina cristã respeita a crença de que o sexo deve ser praticado com a finalidade da procriação. Ainda assim, de acordo com a Igreja, dentro do casamento o sexo é abençoado e o prazer proporcionado por ele, permitido. Para aqueles considerados viciados em sexo, a finalidade do imediatismo das relações sexuais em excesso pode ser mais para alívio da tensão provocada pela correria do dia-a-dia, do que propriamente pelo prazer em si.
Finalidades do sexo
Guido Mottinelli
Padre, doutor em Teologia e ex-aluno do papa Bento XVI defende que o sexo seja praticado apenas de acordo com sua finalidade específica.
Finalidades do sexo
Itor Finotelli Júnior
Além de psicoterapeuta sexual, o sexólogo Itor é também secretário geral da Sociedade Brasileira de Estudos da Sexualidade Humana (SBRASH), membro da Associação Mundial para a Saúde Sexual (WAS) e da Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM). Ele destaca que o sexo como prazer imediato nem sempre é positivo, que ele tem um lado negativo também.
Finalidades do sexo
E o sexólogo traz uma curiosidade: Sexo antes de qualquer atividade física melhora ou piora o desempenho? Ouça:
Caio Cesar Pedron
Estudante do quarto ano de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas que pesquisa a questão da erótica em Max Weber, a perspectiva weberiana sobre sublimação pelo sexo. Seus estudos permitem ver o sexo como busca e não como pecado, seja a ideia de pecado cristão, seja a ideia protestante do consumo como perdição.
Finalidades do sexo