Guido Mottinelli
Entenda porque a Igreja considera que a poligamia não é contra a lei da natureza, e dessa forma pode ser praticada livremente desde não esbarre em regras estabelecidas pela lei. Já a poliandria é condenada pela natureza e religião, conforme explica o padre Guido.
Poligamia e Bigamia
No século VII d.C., o profeta da religião islâmica, Maomé, instituiu a poligamia até quatro mulheres ao mesmo tempo com o objetivo de resgatar a dignidade da mulher, muitas vezes considerada praticamente como um objeto. Nesse sentido, a legislação de Maomé tenta humanizar a situação da mulher árabe naquele período e garantir para as mulheres um status de esposa, incluindo a responsabilidade material e efetiva da parte do marido por todas elas.
A Constituição Federal Brasileira preve que a poligamia não é crime, porém a afirmação não vale para o caso da bigamia, que caracterizada como um segundo casamento simultaneamente ao primeiro, configura-se crime.
Multiplicidade de cônjuges
Gabriel Martins Furquim
O advogado explica a diferença entre a bigamia, configurada como crime pelo Código Civil Brasileiro, e a poligamia e os relacionamentos abertos e livres, que não estão regidos pela legislação vigente.
Multiplicidade de cônjuges